Pular para o conteúdo

#Montevideo, parte 1

06/04/2010

Antes de tudo, como é bom viajar! Renovar os ares, ver pessoas culturalmente diferentes e se divertir com cada detalhe! Já tenho saudade, ai ai. rs Vou dividir este Diário de Viagem em partes pra deixar como dica para os futuros viajantes rumo à Montevideo, Uruguai. Pra começar, vou contar como é a cidade e seus pontos turísticos!  Montevideo é uma cidade romântica, perfeita pra se ir a dois: cheia de restaurantes com meia luz, cenários bonitos, ruas tranquilas, segurança pra passear de mãos dadas…

Montevideo é um ótimo exemplo de paisagismo urbano. Muitas praças, parques, canteiros… todos, absolutamente todos, bem cuidados. As gramas sempre aparadas, muitas palmeiras e árvores altas, flores, flores, flores! Fora a quantidade de parquinhos e campos de futebol que existem espalhados por essas praças. Lá tem uma lixeira a cada 100 metros e o lixo está dentro dela, assim como deveria ser. rs A cidade, por ser pequena pra quem está acostumado com São Paulo, tem um ar agradável de interior.

A Avenida 18 de Julio é a mais extensa da cidade. Pra entender o significado dela em termos de importância é só comparar com a Avenida Paulista, em São Paulo.

A Plaza Independência é a principal praça de Montevideo, onde desemboca a Av. 18 de Julio. Seria o equivalente à Praça da Sé de São Paulo, só que bem melhorada. Ampla, com chafarizes, um imponente monumento no centro, bancos frequentados por famílias inteiras, jardins bem cuidados e no entorno ficam os prédios do governo e o Teatro Solís (como o nosso Teatro Municipal).

Ciudad Vieja é um bairro incrível. Seria o mesmo que a região do centro/Augusta de São Paulo. Badalada cultural e gastronomicamente. Você vai andando pelas travessas e encontra uma feirinha de artesanato aqui, outra ali. A via principal é somente para pedestres, as travessas são de trânsito de carros.


Mercado Del Puerto é uma espécie de Mercado Municipal de SP, só que em vez do foco ser na variedade da venda de produtos é na variedade de restaurantes especializados na deliciosa e tradicional Parrilla, o churrasco uruguaio. O Mercado, como o nome sugere, fica ao lado do porto e do quartel do Exército. Fizemos uma parada pro almoço (às 16h! rs) no El Palenque, principal restô dali. O Mercado também tem duas fontes de água próximas.

As ramblas são como os calçadões do Rio de Janeiro, a diferença é que a orla não é marítima. Montevideo é banhada pelo Rio de la Plata. Então, pensa, uma cidade com clima de praia só que sem aquele cheio de maresia ou o calor do mormaço. Perfeito! Era uma delícia andar por ali. As pessoas pescam, andam de bicicleta e patins e os namorados tomam mate (o chimarrão dos gaúchos). Famílias inteiras! Só que venta muito, muito mesmo. rs

Playa Ramirez é uma das praias de Montevideo. Sim, isso mesmo, praia com areia, cadeirinha e tudo o mais. A única diferença é que a água é doce! Achei a organização da área muito boa, sabe. Super sinalizada, cheia de lixeiras e muito agradável. Uma coisa curiosa que eu reparei é que os montevideanos sentam de costas para a água, portanto, de frente para a rambla/rua. A outra praia, maior, é a Playa de los Pocitos. Lá ficam as barraquinhas e o Iate Club.

O Parque Rodó, em homenagem ao ensaísta José Enrique Rodó, é como se fosse o Parque do Ibirapuera em São Paulo. O maior da cidade, muito agradável, com lagos, chafarizes, mesas de xadrez, bancos e até um ponto de pedalinhos! No centro do parque tem uma grande escultura com versos de Rodó, muito bonito! “Un gran amor es El alma misma de quien ama”. Tudo por lá é bem cuidado e sinalizado. Existem placas explicando a fauna de lá. Logo ao lado fica o Parque de Diversão de Montevideo, que funciona apenas no fim da tarde/noite.


Punta Carretas e Pocitos são os bairros equivalentes aos Jardins/Vila Madalena de São Paulo. Mais ajeitadinhos e com badalação noturna. Ali fica o Punta Carretas Shopping, Golfe Clube e vários bares e restaurantes. Uma coisa que me chamou atenção eram as placas com dizeres conscientes, como essa daí “Protejamos La vida humana” bem na faixa de pedestres.

Feira Tristan Narvaja é uma mistura de feira livre com feira de antiguidades e artesanato. Você encontra de tudo, tudo, tudo nela. De frutas, verduras, livros e brinquedos até cuias pro mate, pássaros, cachorros, roupas e artigos falsificados. É meio bagunçada, ocupa umas três quadras do bairro. Vale conferir por ser tradicional, acontece aos domingos.

É isso aí, sei que o post ficou compridão, mas se eu não mostrasse todos os principais pontos turísticos ia ser uma injustiça com Montevideo! rs Nos próximos eu conto específico sobre gastronomia e moda. Quando revejo essas fotos me pergunto quando voltarei lá! =)

43 Comentários leave one →
  1. 06/04/2010 4:46 pm

    A-D-O-R-E-I!
    Pensei em fazer um post assim sobre o Peru e sobre a Argentina, mas fiquei com tanta preguiça!
    hahahaha
    Agora quero conhecer o Uruguay!
    Beijooo flor!

  2. 06/04/2010 5:25 pm

    Invejinha mil.

  3. Marília permalink
    07/04/2010 12:25 am

    Nessa, muito bacana o blog! Apreciei as dicas para mulherzinhas! 🙂
    Tava mesmo precisando de algumas! rs
    Mas confesso que gostei particularmente do teu post sobre a viagem!
    Não sei como está o teu foco no momento, mas pra mim você sempre vai ter perfil de jornalista cultural, numa “Bravo” da vida! rs
    Beijos pra ti
    Muito sucesso, de coração!

    • 07/04/2010 12:47 pm

      Eu sempre gosto muito das suas palavras! Adorei que você apareceu por aqui =)
      Queria mais notícias suas e da pequenina!
      Beijos, Nessa

  4. Leandro permalink
    16/07/2010 3:27 pm

    Olá!
    Adorei as fotos e tbm suas dicas sobre Montevideo… estou fazendo uma pesquiza basica sobre os principais pontos turisticos e dicas para aproveitar bem esta viagem q estarei fazendo com minha esposa no final deste mes.

    Parabens pelo blog.

    Leandro C.
    Bauru – SP

  5. Tati permalink
    09/09/2010 2:59 pm

    Oieee!!!
    Adorei suas dicas!!!!
    Estou indo para Buenos Aires em outubro e pretendo passar 24 horas em Montevideo.
    O que você acha?
    Alguma dica?
    Beijocas!!!

  6. 17/10/2010 9:57 pm

    Muito legal suas dicas estou indo no dia 27/10 e irei em nestes lurgares….
    Valeu…

    • julio eduardo permalink
      16/08/2011 4:12 am

      fui a montevideo em janeiro e pretendo voltar. Fiquei na ciudad vieja no che lagarto
      hostel (bem em frente a plaza da independencia). Gostei principalmente das
      ramplas. Abraço, Júlio.

      • 14/11/2011 3:10 pm

        Juuuuulio, vc não imagina o quanto me arrependi de não ter ficado no Che Largarto. Só descobri a rede quando estava lá. Mas, o Ibis não foi ruim. É que é bem diferente. Em compensação, vou agora para Buenos Aires e ficarei no Che Lagarto de lá. As ramblas são um grande prazer mesmo. Um abraço!

  7. Marcelo Pascalle permalink
    07/06/2011 12:44 pm

    Brilhante seu diário.
    Parabéns, Nessa!

    As fotos estão lindas e os comentários dão água na boca.
    Estava pesquisando um lugar legal para passar o aniversário da minha namorada em julho … pelo que disse, fiquei muito propenso a me aventurar em Montevideo. Sua propaganda poderá ser decisiva em minha escolha … bjão!

    • 14/11/2011 3:22 pm

      Oi, Marcelo. Que bom que gostou do blog. Espero que as dicas tenham influenciado sua escolha e que tenha feito boa viagem! bjs!

  8. Lucimar permalink
    11/06/2011 11:56 am

    Bom dia,
    Adorei as dicas, vou fazer uma viajem de navio por nove dias e um dos lugares por onde vou passar é Montevideo……

    Parabéns..

    Valeu…

    bjos.

    Luci.
    Ribeirão Preto – SP

  9. Luís Otávio permalink
    12/06/2011 6:51 pm

    Ando com uma vontade ir para Montevideo, só que, para não voltar mais… rsrs

    Seu post está lindo !!!! Perfeito !!!

  10. Ana cristina lima. permalink
    05/07/2011 11:21 pm

    Acabamos de conhecer o Uruguai.Eu e minhas quatro irmãs.Quando vi e li tudo isso aqui,me deu uma vontade de voltar.Uruguai é perfeito igual ao Brasil.Parabéns.

  11. Marina permalink
    12/07/2011 4:39 pm

    Muito bacana o blog. Vou pra Montevideo semana que vem e suas dicas vão me ajudar bastante. beijão

  12. 02/08/2011 5:05 am

    Estou indo para Montevideo e estava em busca de dicas… Dei um google e apareceu tua página… Perfeita! Valeu!!

  13. 17/08/2011 1:29 pm

    Legal, estou indo pra lá sabado agora, pretendo ir nesse lugares que vc bateu foto… parece ser uma cidade bem organizada!

  14. 21/08/2011 11:26 pm

    Adorei seu blog e suas dicas de Montevidéu! Estou indo em novembro e pesquisando bastante sobre o destino. Parabéns! Thaís Zundt, http://www.proximosdestinos.com

    • 14/11/2011 3:08 pm

      Obrigada, Thaís! Espero que você faça uma ótima viagem e que as dicas ajudem mesmo. Nos avise quando postar! =)

  15. 28/08/2011 2:51 am

    Olá Vanessa,

    Adorei suas dicas. As fotos ficaram ótimas também. Espero que os dias estejam azuis como aqueles no próximo feriado de 07/09, pois já estamos arrumando as malas para lá.
    Grande abraço,
    Islan

  16. carlos permalink
    31/08/2011 6:31 pm

    Vanessa,

    Eu e minha esposa estamos pensando em comemorar nosso aniversario de casamento em montevideo, quanto dias devemos passar lá e o preço (jantar, taxi, boates).

    • 14/11/2011 3:05 pm

      Oi, Carlos! Puxa, Montevideo é bem uma cidade para casal mesmo. Vocês vão adorar! Olha, eu passei 4 dias por lá e deu para ver o principal, digamos assim, o mais turístico com calma e a pé. Em termos de custo, achei Montevideo bem parecido com São Paulo. Vcs são daqui? Caso não sejam, um bom jantar (com couvert, bebida e carne) sai por volta de R$50 por pessoa. Boate eu não fui, mas você vai encontrar em Pocitos algumas opções. Fui em barzinhos com música ambiente. Recomendo o El Diez. Está aqui no blog. Pessoal simpático, comida boa e farta. Quando fui, tocou Legião Urbana. Eles tocam muitas músicas brasileiras lá. O táxi vale a pena pegar sim. O custo é baixo, mas eu só recomendo para longas distâncias ou à noite. O legal mesmo é ir caminhando pelas ruas e descobrindo os segredos da cidade. =)

    • 14/11/2011 3:05 pm

      Oi, Carlos. Puxa, Montevideo é bem uma cidade para casal mesmo. Vocês vão adorar! Olha, eu passei 4 dias por lá e deu para ver o principal, digamos assim, o mais turístico com calma e a pé. Em termos de custo, achei Montevideo bem parecido com São Paulo. Vcs são daqui? Caso não sejam, um bom jantar (com couvert, bebida e carne) sai por volta de R$50 por pessoa. Boate eu não fui, mas você vai encontrar em Pocitos algumas opções. Fui em barzinhos com música ambiente. Recomendo o El Diez. Está aqui no blog. Pessoal simpático, comida boa e farta. Quando fui, tocou Legião Urbana. Eles tocam muitas músicas brasileiras lá. O táxi vale a pena pegar sim. O custo é baixo, mas eu só recomendo para longas distâncias ou à noite. O legal mesmo é ir caminhando pelas ruas e descobrindo os segredos da cidade. =)

  17. 02/09/2011 2:11 am

    Olá! Muito legal as suas dicas.
    Na verdade, se não for abuso eu gostaria de uma dica específica… estou indo pra Cordoba e minha escala me deixará uma tarde inteira, de domingo, em Montevideo. Tem alguma sugestão específica, para curtir a tarde?

    • 14/11/2011 2:58 pm

      Oi, Eduardo! Deixa eu ver se consigo te ajudar… o Aeroporto de Carrasco não é muito perto da cidade. Vocês vão gastar uns 800 pesos para chegar até mais ou menos a avenida princpal de Montevideo, pois os táxis do aeroporto tem uma tarifa mais alta. Para voltar ao aeroporto, vocês podem pegar um táxi comum e pagar metade do preço. Se vocês desembarcarem na hora do almoço, minha sugestão é irem até o mercado del puerto, almoçar no El Palenque e provar a carne maravilhosa do churrasco uruguaio. Depois de almoçar, vcs podem caminhar pela Ciudad Vieja, um pedaço da Av. 18 de julio e descer até as ramblas e ir à Playa Ramirez para conhecer uma praia banhada por um rio. A essa altura não sei se já estará na hora de voltar para o aeroporto. Maaas, se ainda der tempo, tem o Parque Rodó ao lado da praia e o Casino público um pouco antes. Ajudei?

  18. 12/09/2011 3:49 pm

    Menina, seu blog está muito legal! Estou a fim de ir a Montevidéo nas férias. Parabéns também pelo jeito que escreve – fluidez e praticidade, mas sem perder o conteúdo. Abraços!

    • 14/11/2011 2:55 pm

      Oi, Alba. Obrigada pelos elogios! Como sou jornalista, a escrita é algo que me preocupa bastante. Fico feliz por estar agradando. Um abraço!

  19. Ana Paula permalink
    04/10/2011 1:43 am

    Adorei seu post; estamos indo para Montevideu e as dicas foram muito úteis! Já anotei na minha agendinha de viagem !!

  20. Nádia permalink
    04/10/2011 3:29 am

    Parabéns, foi muito simpatica nos comentários e nas dicas. Continue viajando e deixando tudo mastigadinho pra gente, e lógico que agradecemos.

  21. Jersé Vidal permalink
    12/11/2011 4:38 pm

    Caraca, show de mais suas dicas!
    Tou indo pra lá com a esposa em Janeiro.

    Ah, vou seguir sua atitude e fazer um da Argentina, q fiz em 2010.

    gracias!

    • 14/11/2011 2:53 pm

      Obrigada, Jersé! Tomara que as dicas ajudem mesmo.
      Se vc escrever um post sobre a Argentina, poste o link aqui pra gente!
      Abraços!

  22. Viviani permalink
    16/11/2011 1:30 am

    Olá!!
    Estou pretendendo ir a Montevidéu em Janeiro com meu namorado, mas ainda estamos fazendo uma pesquisa pelas principais operadoras de viagem para ver se a diferença de preço está muito grande. Caso esteja, vamos por conta própria, o que você nos recomenda? Você disse em um post antigo que o taxi do aeroporto ao centro custaria em média 800 pesos, é isso? Indo com uma operadora de viagem temos a comodidade do transfer aeroporto-hotel-aeroporto, citytur, enfim…dúvidas de principiantes!
    Lindas fotos! Lindos comentários!
    Continue esse belo trabalho!
    Viviani

    • 14/12/2011 9:22 pm

      Oi, Viviani! A vantagem de ir com uma operadora de viagem é que vc tem a tranquilidade do voo e do transfer, mas a hospedagem provavelmente sairá mais caro do que se vc optar por um albergue, por exemplo. Citytour também ajuda, mas Montevideo é tão prática e compacta que dá para ver o principal caminhando. A comodidade de uma operadora dá a diferença em dinheiro no fim das contas. Boa viagem!! Bjs

  23. Angelina permalink
    20/11/2011 9:59 pm

    Nossaaaaaaaaa … amei tudo que vc descreveu , eu já comprei meu pacote e vou em janeiro… estou anciosa pra chegar logo e valeu mesmo por explicar direitinho como é lá…

    Tudo de bom

    Abraços

Deixe um comentário